E-mail Marketing ainda funciona? Tudo o que você precisa saber!

Email Marketing 8 - E-mail Marketing ainda funciona? Tudo o que você precisa saber!

O e-mail marketing é uma das primeiras estratégias do marketing digital.

Ao contrário do diagnóstico de muitos especialistas que sempre anunciam o “fim do e-mail”, os anos passam e o e-mail continua a ser uma estratégia fundamental do marketing digital.

Para ajudar você a entender mais sobre o e-mail marketing, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto.

Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

e mail marketing 300x168 - E-mail Marketing ainda funciona? Tudo o que você precisa saber!

O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital focada na criação de relacionamentos entre marcas e pessoas, enviando e-mails a clientes que já autorizaram o recebimento.

As campanhas requerem pelo menos uma plataforma especializada para envio, uma lista de pessoas que autorizaram especificamente o recebimento e um planejamento de e-mails a serem enviados.

Os e-mails a serem enviados podem ser dos mais variados tipos, como artigos e vídeos, notícias do negócio online e ofertas comerciais (a serem enviadas com moderação).

 

 

Como escrever uma boa campanha de E-mail Marketing?

1 Planeje sua campanha de e-mail 

O primeiro passo, é provavelmente o mais frequentemente esquecido pelos profissionais de marketing. Como em qualquer iniciativa de marketing, o e-mail marketing exige planejamento adequado para gerar resultados.

Os dois pontos que gostaria de chamar sua atenção aqui são a determinação da persona a quem sua correspondência é endereçada e o objetivo que você procura alcançar.

Inicialmente, isso permitirá que você crie uma oferta e uma mensagem adaptada a um segmento da sua clientela de destino.

Se você enviar e-mails em massa para todos os seus contatos, saiba que essa prática gera muito menos resultados do que adaptar sua mensagem aos diferentes perfis que compõem seu público-alvo.

Além disso, ao determinar uma meta específica para sua campanha, você evitará o lançamento em todas as direções.

2 Tenha 1 objetivo por e-mail

Isso me leva à importância de focar seu e-mail em um objetivo. De fato, muitas vezes vemos e-mails que tentam dizer demais ou direcionar os destinatários para muitos elementos diferentes.

Uma boa maneira de saber se o seu e-mail contém muitas metas é determinar sua finalidade. Se você precisar usar “e” ou “|” no assunto do seu e-mail, há um grande risco de que o e-mail não se concentre o suficiente em um objetivo específico.

Por exemplo, se o seu e-mail marketing é resumido pelo seguinte objeto, é porque ele não tem uma finalidade específica:

Lançamento do nosso novo site | Promoção de férias | Alteração de política

Se você estiver enfrentando uma situação semelhante, é provavelmente que você deva criar vários e-mails em vez de apenas um. Portanto, se continuarmos com o exemplo anterior, poderíamos ter três campanhas cujos objetivos seriam:

  • Descubra o nosso novo site!
  • Aproveite o nosso desconto férias de até 25%!
  • Saiba mais sobre nossa nova política!

Assim, nos três exemplos acima, vemos que há um objetivo claro e preciso para cada e-mail.

 

Email Marketing funciona 300x203 - E-mail Marketing ainda funciona? Tudo o que você precisa saber!

3 Trabalhe bem o assunto do seu e-mail marketing

O assunto do seu e-mail é a principal coisa que o separa da abertura ou do envio para a lixeira. Assim, é muito importante que você convença seu destinatário.

De fato, se o assunto de seu boletim de notícias ainda for “Boletim de dezembro de 2014” ou “Novo em nosso blog”, há uma alta probabilidade de que sua taxa de abertura seja bastante baixa.

Por quê? Porque seu objeto não responde a uma pergunta fundamental que todo ser humano faz antes de fazer qualquer coisa na vida: “O que isso acrescenta para mim?”

Se o destinatário não conseguir adivinhar o benefício que receberá ao abrir seu e-mail, é improvável que ele seja aberto. Portanto, em vez de usar o item “Boletim informativo de novembro” para sua próxima correspondência, tente algo como “Economize 15% com a promoção de novembro!”.

Aqui estão algumas dicas a serem lembradas ao escrever seus títulos de e-mail marketing:

  • Seja conciso. Geralmente, títulos com 50 caracteres ou menos têm as maiores taxas de abertura.
  • Formule seu título como um plano de ação ou pergunta. O objetivo é desafiar seu destinatário e incentivá-lo a abrir seu e-mail.

 

4 Dê importância ao aspecto visual do seu e-mail

Então, como mencionei na introdução, o e-mail marketing é uma das primeiras estratégias do marketing na web. Por outro lado, esse não é um motivo para criar e-mails com uma aparência que vem diretamente de 1991!

Portanto, use imagens, cores e botões em vez de escrever um e-mail em preto e branco como o que você escreveria para o seu cônjuge, dizendo-lhe para não esquecer de pagar conta de casa.

Hoje em dia, há diversas ferramentas que podem ajudar você a melhorar o design de seus e-mails de maneira rápida.

5 Desenvolver uma CTA notável

Quando um destinatário abre seu e-mail, ele não deve nem ter tempo de perguntar: “O que devo fazer a seguir?” Seus olhos devem ser imediatamente atraídos por uma chamada à ação (CTA).

A chamada à ação é o que você mais deseja no mundo que seu destinatário realiza. Então tenha cuidado especial com isso.

No início deste artigo, mencionei a importância de ter UM OBJETIVO por e-mail. É principalmente para criar uma chamada para ação notável que você precisa focar nesse objetivo único.

Um e-mail com várias frases de chamada de atenção pode rapidamente se tornar demais para o seu destinatário digerir. Portanto, é recomendável ter uma única frase de chamada relacionada ao objetivo da sua campanha.

campanhas de email marketing 300x200 - E-mail Marketing ainda funciona? Tudo o que você precisa saber!

6 Adicione elementos de personalização ao seu e-mail

Um aspecto mais recente do e-mail marketing é a personalização. Graças a uma estratégia de marketing de entrada, você pode armazenar muitas informações sobre seus clientes em potencial.

Esta informação pode ser usada para personalizar seu relacionamento com eles. Portanto, em vez de enviar e-mails gerais em nome do seu blog, você pode enviar automaticamente e-mails que parecem ter sido escritos especificamente para um cliente em potencial com um tom mais pessoal.

Para o destinatário, é muito gratificante sentir-se importante o suficiente para ser contatado pessoalmente. Além disso, verifica-se que a taxa de resposta aos e-mails é muito maior quando personalizados, do que se vierem em tom formal.

Gostou de saber mais sobre o e-mail marketing?

Não deixe de acompanhar os próximos artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Forte abraço.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.