As mais Poderosas Iscas Digitais para construir uma lista de e-mail lucrativa

Isca Digital

As iscas digitais são as formas mais efetivas de capturar leads.

Afinal, quase ninguém coloca seu e-mail para receber as novidades de um site desconhecido.

Eu arrisco a dizer que até mesmo em sites que você já conhece dificilmente você sentirá vontade de assinar as famosas News Letters.

E é por esse motivo que surgiu as nossas queridinhas iscas digitais, como forma de captação de novos leads para nossa lista de e-mail.

Mas antes de irmos a listagem das mais poderosas iscas digitais, é preciso deixar claro algumas outras questões, como:

  • O que é uma isca digital?
  • Por que construir uma lista de e-mail?
  • Qual a importância de fazer e-mail marketing para meu negócio?
  • Como fazer uma Isca Atrativa?

Portanto, se esse assunto parece interessante para você, continue lendo, porque é sobre isso que falarei a seguir.

 

O que são as Iscas Digitais?

Iscas Digitais 300x114 - As mais Poderosas Iscas Digitais para construir uma lista de e-mail lucrativa

Uma isca digital  é algum material dado gratuitamente por sites para que os potenciais clientes se cadastrem e disponibilizem os seus e-mails ou outras informações relevantes.

Essas iscas podem ser ofertadas em diversos formatos, ao qual falaremos a seguir.

Geralmente, os elas oferecem um conteúdo exclusivo e desejável que realmente atraia a atenção.

 

 

Por que construir uma lista de e-mail?

Vou te dar alguns motivos, pelos quais você deveria construir uma lista de e-mail:

 

  • Divulgação – É uma maneira de informar seu lead quando tiver novos conteúdos em seu site, avisos sobre promoções, ou qualquer outro tipo de comunicado relevante para sua audiência.

 

  • Encantamento – Os serviços de E-mail Marketing, como por exemplo a Egoi (que eu uso e indico) te permite classificar sua lista em diversos níveis, possibilitando entrega de conteúdo exclusivo para algum segmento da lista, assim as pessoas se sentem importantes e não somente mais um contato, consequentemente, esse ato gera o efeito “uau” em seu cliente, o que é maravilhoso para você e sua marca.

 

  • Relacionamento – Certamente, essa comunicação direta e com frequência amigável, estreita o relacionamento com esses potenciais clientes, criando confiança e construindo sua autoridade no mercado, o que facilita possíveis compras futuras.

 

  • Comunicação Direta – Conforme você verá no tópico a seguir, o e-mail é uma forma de comunicação direta com seu lead, ao contrário das redes sociais, que fazem a entrega apenas para parte da sua audiência.

 

  • Vender – Claro! Através do e-mail marketing você pode enviar campanhas de vendas, que segundo pesquisas, apontam que no mercado americano, a cada um dólar investido em e-mail marketing, 38 dólares de receita são gerados.

 

Qual a importância do E-mail Marketing para seu negócio?

E mail Marketing 2 300x114 - As mais Poderosas Iscas Digitais para construir uma lista de e-mail lucrativa

Os profissionais em Marketing Digital, usam muito as redes sociais para ofertar conteúdo e fazer suas campanhas de vendas.

Todavia, essas mesmas redes sociais, tem alcançado menos pessoas e a tendência e alcançar cada vez menos.

E isso significa que se você quer usar redes sociais como forma de divulgação, você terá que pagar para que seu alcance seja maior.

Quando você faz algum post, seja de conteúdo ou oferta de venda, no Facebook, por exemplo, apenas 1% dos fãs da sua página irão receber essa publicação organicamente.

Caso queira alcançar um número maior de pessoas, você precisa pagar.

Para algumas pessoas ainda não “caiu a ficha” de que Facebook, Instagram, YouTube e todas as outras redes sociais, são empresas, e empresas vivem de lucros.

Logo, diminuir o alcance orgânico é uma forma muito inteligente de fazer com que profissionais que queiram usar essas plataformas para promover algum produto ou serviço, paguem para ter um maior alcance.

De forma bem resumida, o fato é que nenhuma audiência que você constrói em redes sociais são suas de verdade, o contrario das listas de e-mail, que serão um ativo do seu negócio para sempre.

Por esses e outros motivos que o e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas e eficientes no arsenal de todo empreendedor digital.

Sem mencionar que é uma forma direta e pessoal de comunicação com seus leads.

Quando um e-mail é disparado para sua lista, todos os seus contatos irão receber aquela comunicação.

Ao contrário das redes sociais, que com seus algoritmos, escolhem quem irá receber e quem não irá.

 

 

Como fazer uma Isca atrativa?

Antes de te dar a lista das mais poderosas iscas digitais, é preciso ressaltar alguns princípios, para garantir que sua isca seja atrativa e façam com que as pessoas a desejem, veja:

 

  • Acesso Imediato – Ninguém vai colocar um e-mail para receber um infográfico daqui há 11 dias, sua isca deve ser entregue imediatamente, a menos que seja um webnar que tem dia e hora marcada para acontecer.

 

  • Resolva um Problema – Todos buscam por resoluções de algum problema, por isso sua isca deve resolver alguma “dor” do seu público alvo, caso contrário, ninguém terá interesse em sua isca.

 

  • Seja Específico – Não dá para resolver todos os problemas do seu público em uma isca digital, assim sendo, escolha algo específico e fale somente sobre ele.

 

  • Conteúdo Fácil de Consumir – Não adianta falar para experts, quando seu público é de iniciantes, ou seja, seu conteúdo deve ser de fácil compreensão.

 

  • Prometa “Vitórias Rápidas e Fáceis” – Prometa algum resultado ou resolução rápido e/ou fácil logo após aplicar o conteúdo da isca.

 

  • Construção de Autoridade – Quando você produz qualquer material para sua audiência, seja artigos, como esse que você está lendo, ou iscas digitais, é um excelente meio de mostrar seu conhecimento e expertise num determinado assunto, e isso consequentemente aumenta sua autoridade no mercado.

Entendido os porquês, pra quês e como, é hora de falarmos das mais Poderosas Iscas Digitais.

Vem comigo 🙂 

 

1. E-book

Sem dúvidas, esse é o formato mais usado como iscas digitais.

Os e-book são facilmente reconhecidos como algo de valor, pois mesmo sendo em formato digital, não deixa de ser um “livro”.

O esforço na produção de um e-book é bastante considerável, especialmente quando comparado com outros formatos que atraem muitos assinantes para a lista, como os Check Lists.

A verdade é que um e-book gratuito precisa ser tão bom a ponto de que os seus visitantes pagariam para ter acesso a ele.

Para isso acontecer a qualidade do seu e-book começa já no título e se comprova no conteúdo.

Se você não faz ideia de como produzir um bom e-book profissional, clique aqui e descubra como fazer um e-book em 9 passos simples. 

 

2. Check List

Este tipo é o meu segundo favorito, e se encaixa perfeitamente no conceito de “vitória rápida”.

Um check list sempre trás a ideia de passo a passo, pois geralmente entrega uma dica rápida sobre determinado assunto.

É um tipo de isca fácil de fazer.

Um exemplo de check list que uso aqui no Tá Tudo Digital é o Por que meu Instagram não Cresce, onde deixo uma lista de coisas que atrapalham o crescimento do seu perfil.

Se você quiser, pode baixá-lo aqui.

Para dar um toque original ao seu Check List basta usar o Canva.

É uma ferramenta de design com versão gratuita e fácil de usar, e inclusive já possui formato para Check Lists.

 

3. Infográficos

O fato de sermos muito visuais, faz com que os Infográficos sejam excelentes para atrair visitantes e gerar compartilhamento social.

E é bem fácil de fazer.

Você pode construí usando o Google Docs para o texto e depois o Canva para o layout.

Caso sinta dificuldade em criar você pode contratar um freelancer para produzir o Infográfico para você.

 

 

4. Mini Cursos

Outra opção muito atrativa, são os Mini Cursos, afinal quem não quer aprender algo de graça, não é mesmo?

Basta escolher algum tema que seja do interesse do seu público, e gravar uma aula ensinando o tema proposto.

Já vi casos em que o Mini Curso é dividido em alguns dias, uma aula por dia é liberada.

Isso fica a seu critério, criatividade e estratégia.

Esse formato em alguns dias, faz seu lead se comprometer com essas aulas gratuitas por alguns dias, isso ativa o gatilho mental do compromisso e coerência.

Com esse gatilho ativado seu lead fica mais propenso a comprar algo, o que te permite fazer uma CTA (Call to Action) ao final das aulas, como se fosse um lançamento.

 

5. Listas de Ferramentas

As listas também funcionam muito bem, são fáceis de fazer e todo mundo gosta.

Pode ser uma lista das ferramentas que você mesmo usa em seu dia a dia, ou ferramentas necessárias para determinado fim, como por exemplo, lista de plugins para um blog.

 

6. Lista de Espera

Muitas pessoas esperam por promoções de determinados produtos, por isso listas de espera entra nas mais poderosas Iscas Digitais para construir uma lista de e-mail lucrativa.

Inclusive se você quiser ser notificado quando o Fórmula Negócio Online estiver em promoção, eu tenho uma Lista de Espera para isso 🙂

Basta, clicar aqui para ser comunicado(a).

 

7. Webnar

Os Webnários são uma espécie de palestra ao vivo, onde os participantes podem interagir com o apresentador, enviar perguntas e sanar dúvidas, o que é excelente para quebrar as objeções que surgirem.

Existem dois tipos de webnar, o ao vivo e o perpétuo.

O ao vivo é ao vivo, claro, e o perpétuo é a gravação de um ao vivo que fica “rodando” no automático e capturando leads por tempo indeterminado.

 

 

8. PDF

Muito fácil disponibilizar artigos em PDF em troca do contato do seu visitante, porém pouquíssimos sites usam esse modelo de isca, embora também efetiva.

Artigos grandes, como esse, demora um pouco mais para serem lidos, por isso ofertar uma versão em PDF, atrai o visitante para salvar o arquivo para ler depois.

Sem mencionar que dentro do PDF, você ainda pode deixar links para o seu lead voltar a acessar seu site.

 

9. Quiz

Essa é a isca digital divertida 🙂

Vejo muito em sites de emagrecimento, mas pode ser usado em qualquer nicho.

O Quiz é uma sequencia de perguntas, onde o visitante responde e o resultado é enviado para o e-mail, claro que curioso para ver qual foi o veredito, a pessoa deixa seu e-mail para receber a resposta.

Dica: Aproveite o Quiz para coletar informações importantes sobre sua persona, e assim poder mapear o comportamento dos seu público ideal.

 

10. Cupons de Desconto

Essa também é uma maneira muito atrativa para construir uma lista de e-mail lucrativa.

A isca digital em formato de cupom de desconto é muito utilizado por e-commerce.

Geralmente são feitos com ferramentas de pop-up, te oferecendo o cupom de desconto, então você deixa seu e-mail para receber o cupom.

 

11. Templetes

Quem não gosta de facilitar o seu trabalho?

É por essa facilidade que as iscas digitais ofertando templetes para alguma coisa, funcionam muito bem.

A grande vantagem desse formato é que você atinge um público muito específico, fazendo sua lista ficar “limpa”.

 

 

12. Tutoriais

Muito popular no mundo das blogueiras, mas que também são excelentes para captura de leads.

Por mais que seja possível fazer um tutorial por escrito, minha sugestão é que seja sempre feito em vídeo, assim fica mais fácil para seu visitante conseguir acompanhar e resolver algum problema.

 

13. Kits

O apelo do Kit está na quantidade de itens que será recebido então você pode fazer  diversas combinações do que é de interesse dos seus visitantes.

Exemplos de kit:

  • E-book + Audiobook
  • Kit com vários e-books
  • Imagens e templetes
  • Kit com todos seus áudios

Não precisa criar todos os itens para fazer um kit completo, use os materiais que você já tem disponível em sua biblioteca para montar seu kit.

 

Considerações Finais e Check List

Iscas Digitais 1 300x114 - As mais Poderosas Iscas Digitais para construir uma lista de e-mail lucrativa

Agora que você já conhece a lista das mais Poderosas Iscas Digitais para construir uma lista de e-mail lucrativa, e todos os porquês para construir uma lista, vamos fazer o check list rapidão aqui, para recapitular as opções e te ajudar a escolher quais iscas digitais melhor se enquadram em seu negócio:

  • E-book
  • Check List
  • Infográfico
  • Mini Curso
  • Lista de Ferramentas
  • Lista de Espera
  • Webnar
  • PDF
  • Quiz
  • Cupom de Desconto
  • Templete
  • Tutorial
  • Kit

Um ponto importante que não posso deixar de mencionar é que, tudo deve ser testado, para ver qual tipo sua audiência vai se identificar melhor.

Testes feitos, melhores iscas selecionadas, só aumentar o tráfego e crescer sua lista.

E se você ainda não começou e não tem um serviço de e-mail marketing quero te dar um presente por você ter lido o artigo até o final 🙂

Conforme eu já havia dito antes, eu uso e indico o serviço de e-mail marketing da Egoi.

E o seu presente é um cupom de desconto, mas não precisa deixar seu e-mail hahaha, basta clicar no banner abaixo, fazer seu cadastro e inserir o código a seguir para receber seu desconto.

10Rd4viT

Forte abraço e até a próxima.

2 comentários em “As mais Poderosas Iscas Digitais para construir uma lista de e-mail lucrativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *